sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Grandezas e Medidas

Planejamento
Turma:
6° ano “D” vespertino

Objetivos:
·  Compreender o conceito de medidas de comprimento, envolvendo os cálculos de perímetro e área, na medição de figuras planas, como, quadrados, retângulos, e nos canteiros da horta escolar;
·  Transformar a unidade de medida, metro, em seus múltiplos e submúltiplos;
·  Utilizar diferentes instrumentos de medidas, convencionais e não convencionais, de forma a reconhecer o metro como unidade padrão de medida.

Conteúdos:
·  Perímetro e área.

Duração:
· Seis aulas.

Metodologia:
Levantamento prévio do conhecimento dos alunos, sobre o tema, na oralidade. Leituras do livro didático com socialização. Exploração de situações em que são usados diferentes instrumentos de medidas como partes do nosso corpo, pé, palma, passos, braçadas, polegadas, etc. Serão necessários, um total de seis aulas. As duas primeiras aulas serão feitas exploração oral mesclada com a leitura do livro didático. Medição do corredor em frente da sala de aula, com passos, onde cada aluno deverá contar os seus, que serão registrados na lousa para a comparação das quantidades de passadas. Registro das regras, no caderno, de cálculo do perímetro e área, dos quadrados e retângulos. Na terceira e quarta aula, será retomado a explanação sobre o tema. Também serão formados grupos de quatro a cinco alunos, distribuindo réguas e cartões. Em seguida realizamos os cálculos das figuras geométricas, previamente recortadas em quadrados e retângulos, dos perímetros e áreas. Na quinta e sexta aula, os alunos irão em duplas para a horta, providos com régua fita métrica e trena, onde será realizado as medições dos canteiros, largura e comprimento. Ao retornamos a sala de aula, será realizado atividades de cálculos.

Recursos:
·  Livro didático;
·  Caderno, lápis, borracha;
·  Lousa;
·  Fita métrica, metro dobrável, trena;
·  Horta da escola.
Avaliação:
Ao final do bimestre, será feito uma avaliação escrita, sendo que durante todo o bimestre é feito observação contínua, envolvendo os demais conteúdos aplicados, levando-se em consideração a participação do educando nas atividades desenvolvidas na sala de aula e também em outros ambientes, atentos quanto ao ensino/aprendizado.


Profª Arlinda Stinghen

Um comentário:

  1. Oi, vc viu que quando queremos podemos realizar! Parabéns pela sua dedicação e esforço. Desejo de coração muito sucesso pra vc. Admiro muito o seu trabalho pedagógico, por favor, continue compartilhando suas ações conosco. Bjs Verônica

    ResponderExcluir