sexta-feira, 11 de novembro de 2011

SOLETRANDO

Professoras:
Arlinda Stinghen;
Maria Elei Guerra da Silva;
Turmas:
1º Ano A, B e C; 

INTRODUÇÃO
      A grafia das palavras na Língua Portuguesa não é muito simples e precisamos de muito estudo para memorizá-la e entende-la. O incentivo ao treino da escrita e memorização ainda é uma das maneiras de ajudar nossos alunos a escrever melhor.
 Nossas dúvidas só aparecem quando as palavras são desconhecidas, pouco usadas ou mal escritas. O que nos faz saber ortografia é a nossa memória visual, que é tão maior quanto mais lemos. O que aprimora a nossa memória visual é o bom hábito da leitura.
Existe uma crítica que todos nós fazemos ao velho sistema de ensino, onde tudo se resumia em decoreba. Concordamos com aqueles que afirmam que decorar não é ensino. É lógico que devemos incentivar o raciocínio e estimular a criatividade, que é a capacidade de redigir e interpretar textos, mas para isso nossos alunos também precisam escrever e falar corretamente. Então, através de estudo de palavras de forma lúdica, procuraremos motivar os (as) alunos (as) a escrever corretamente, com o intuito de desenvolver competências e habilidades dentro da Língua Portuguesa.
JUSTIFICATIVA
A escrita faz parte da vida de todos nós seres humanos, desde quando foi descoberta e ainda se lia, através de símbolos. As letras estão por toda parte, em livros, placas, outdoors, embalagens. Sendo assim, devemos estar atentos, pois vivemos em uma sociedade que nos exige essa habilidade. A nossa língua Portuguesa é regida pela gramática, cheia de regras que muitas vezes nos confundem pela semelhança de letras, pela quantidade de acentos e outras peculiaridades desta língua.
 A escola precisa além de apresentar aos alunos todas estas regras, prepará-los para viver nesta sociedade tão diversificada. Para isso, é necessário atividades que estimulem o uso correto das palavras, através de leituras, de atividades lúdicas. Dessa forma estaremos estimulando a solidariedade e o espírito competitivo, além de estarmos acompanhando as atividades práticas realizadas através do trabalho interdisciplinar, nas quais o aluno se torna sujeito da sua aprendizagem, valorizando seu crescimento pessoal.
OBJETIVO GERAL

Incentivar os (as) alunos (as), por meio de uma competição saudável, ampliar seu vocabulário.

OBJETIVO ESPECÍFICO
Proporcionar por meio de atividades lúdicas, a reflexão e escrita do nosso sistema ortográfico vigente;
Aumentar o vocabulário;
Incentivar a escrita correta;
Respeitar as falas regionais;
Compreender o significado das palavras;
Oportunizar os (as) alunos (as) a construir a grafia correta das palavras;

METODOLOGIA
 Podem participar todos os alunos do 1º ano que tenham conhecimento de palavras formadas com sílabas simples;
Os (as) alunos (as) irão soletrar palavras, previamente selecionadas pelas professoras, sendo que será organizado rodadas, começando por palavras simples para as palavras complexas com, nh, ch, pr, pl, cl, br.
 A seleção da primeira fase será dentro da sala de aula, com a competição, regida pela professora.
 Na segunda fase, serão reunidos os alunos selecionados na primeira fase, em uma única sala onde, os três melhores colocados serão selecionados para a última fase.
 Os pais/responsáveis serão convidados para acompanhar a úlitma etapa, que será na biblioteca da escola, com os três finalistas de cada sala.
Serão convidados (as) três jurados (as) para acompanhar e anotar os acertos e erros de cada participante, para a classificação final, onde, os três primeiros colocados serão premiados.
Todos os alunos participantes deste projeto, das três turmas, ganharão um livro de literatura infantil como incentivo a leitura.

CRONOGRAMA
            Este projeto deverá ser desenvolvido durante o terceiro e quarto bimestre do ano de 2011.
Agosto – Divulgação
Setembro e outubro – 1ª fase
Novembro – final.

RECURSOS HUMANOS
Professores
Coordenador Pedagógico
Alunos
Comunidade escolar
Direção

RECURSOS MATERIAIS
Dicionário;
Banco de palavras;
Câmera digital;
Som;
Microfone;

AVALIAÇÃO
Será contínuo e de acordo com o desempenho, participação e interesse de cada aluno nas atividades propostas.







4 comentários:

  1. Parabéns meninas pelo projeto!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns aluninhos pela dedicação!

    ResponderExcluir
  3. PROFª ARLINDA, QUERO TE PARABENIZAR PELO TRABALHO MARAVILHOSO QUE REALIZA NO AMBIENTE ESCOLAR. ESPERO QUE CONTINUE SENDO SEMPRE RECEPTIVA À NOVAS MANEIRAS DE APRENDER E ENSINAR. O USO DO RECURSO BLOG É UM DESAFIO PRA TODOS NÓS, MAS UM DESAFIO QUE ESTAMOS SUPERANDO E QUE ESTÁ CONTRIBUINDO EM NOSSAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. BJS VERÔNICA

    ResponderExcluir
  4. Que lindo! Parabéns a todos da equipe!

    ResponderExcluir